Prefeitura de Mannheim ameaça processo judicial para entrar no Twitter

Thiago – January 22, 2010

twitter-logoQuando você faz o registro para uma conta em um serviço de mídias sociais, como Twitter ou Orkut, você provavelmente imagina que eles são uma boa maneira para manter contatos com familiares e amigos, colegas de trabalho e escola, etc … Mas você já imaginou que esse simples registro poderia resultar em uma ação judicial? Nem nós, mas esta é a posição que um dos fundadores do Mikogo se encontra agora.

Como tudo começou:
Em 2007, Mark Zondler registrou no Twitter a conta: http://twitter.com/mannheim. Mark tinha a idéia de utilizar esta conta para fazer promoções do Mikogo, uma vez que nossa empresa fica em Mannheim, Alemanha.

Apresentando a prefeitura de Mannheim, seu setor jurídico e a ameaça

Mark recebeu uma carta da prefeitura de Mannheim, na qual a prefeitura diz que ele deve assinar um termo abrindo mão da conta no Twitter, ou ele irá sofrer com a força do departamento jurídico da cidade, e que este caso acabará então em um tribunal de justiça.

mannheim-ameaca-homem-twitter

Sério?

Mas como eles podem fazer isso? Só porque eles são um órgão governamental (e sem dúvida têm um departamento jurídico caro e acostumado a abrir processos) e nós somos apenas uma pequena empresa privada isso não da a ninguém o direito de pisar na nossa cabeça desta maneira, nos ameaçando.

Preste atenção Mannheim, nós não vamos cair sem lutar!

A conta “Mannheim” no Twitter não foi utilizada de maneira negativa, e em momento algum tentamos nos passar pela prefeitura de Mannheim ou ser um perfil falso. Mark fez o mesmo que milhões de usuários em todo o mundo e fez um registro no serviço utilizando um dos nomes que estavam disponíveis no momento do registro. Por que a prefeitura de Mannheim acha que pode simplesmente “pisar na nossa cabeça” para conseguir o que quer? Na minha opinião eles poderiam fazer como todos fizerem e continuam fazendo pelo mundo todo e buscar um outro nome para a conta deles, algo como “Prefeitura_Mannheim” funcionaria muito bem.

E o que isso significa para as mídias sociais e você?

Existem muitos outros usuários que tem como nome de suas contas, nome de cidades famosas. E ainda todos na web que têm um blog, e-mail ou página no Facebook que inclui o nome de alguma cidade como nome? Existem pessoas na Alemanha que têm Mannheim como sobrenome. Eles deveriam esperar então uma ação judicial?

Para nós, NÃO! Sim nós somos uma pequena empresa, mas nós não vamos temer nada. Aliás, o contrário, nós vamos expor este caso o máximo possível, e buscar apoio nas mídias sociais para provar a prefeitura de Mannheim o poder da internet!

E isto não é apenas para salvar a nossa pele, porque eu tenho certeza que existem muitas pessoas que já passaram pela mesma situação mas não reagiram como nós vamos reagir. Então por eles e por nós mesmos, este post é o nosso grito de resistência, porque nós sentimos que a atitude da prefeitura de Mannheim é simplesmente arrogante demais.

Você deixaria a prefeitura de Mannheim passar por cima de você?

Eu só posso pensar que os ilustres funcionários da prefeitura de Mannheim acham que nós vamos sair da frente deles e desaparecer do mapa. Mas não vai ser bem assim. Na verdade nós vamos pedir a opinião das pessoas na internet.

Eles podem fazer isso? Os “Golias” deste mundo estão autorizados a mandar na internet e nas mídias sociais ou os Davis deste mundo vão tomar uma posição e se defender?

Se você acha que a prefeitura de Mannheim tem razão, aonde isso termina então, qual seria o limite?

Também lembre-se de levar em consideração que a prefeitura de Mannheim nunca entrou em contato com Mark sobre a conta no Twitter. Em vez disso eles simplesmente enviaram o termo para que Mark desistisse da conta e ameaçando a ação judicial. Nós somos uma empresa que cumpre com todas as suas obrigações com a lei, pagando todos os impostos para o governo e como prêmio nós somos ameaçados por eles? Isso é realmente a maneira mais adequada de se tratar um contribuinte e um cidadão?

Categorias: General

Uma Resposta

  1. Tweets that mention Prefeitura de Mannheim ameaça processo judicial para entrar no Twitter -- Topsy.com em January 22, 2010 às 4:03 pm

    […] This post was mentioned on Twitter by Mikogo, Thiago Almeida. Thiago Almeida said: RT @Mikogo: Prefeitura de Mannheim está ameaçando processar fundador do Mikogo por conta "Mannheim" no Twitter! http://bit.ly/6Y1bQ1 – É … […]

Deixe uma Resposta

*

Informações Adicionais

Assine o nosso blog

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias do Mikogo quando elas acontecem assinando o nosso blog.

Ou assine por e-mail:

Twitter: @Mikogo

Twitter Egg
Nos siga no Twitter!
Twitter: @Mikogo

Fãs do Mikogo no Facebook

Está gostando de fazer webconferências grátis com o Mikogo? Mostre o seu apoio se tornando um Fã do Mikogo no Facebook!