Um software gratuito é sempre melhor

Thiago – June 8, 2010

Software gratuitoDiz-se que nada é de graça, mas é verdade que há software gratuito, e quem não gosta de um? Também conhecidos por freeware, os softwares gratuitos são programas de computador que podem ser usados sem o pagamento de uma licença de uso ou mesmo divulgação. O software gratuito é diferente do shareware, já que este tem algum tipo de limitação no seu uso, seja no tempo de uso permitido ou nas funcionalidades. Por outro lado o software gratuito também se distingue dos softwares de open source, ou software livre que permite a alteração do código do programa.

Por isso um software gratuito só se pode chamar com este nome se for mesmo gratuito e tiver disponíveis todas as suas funcionalidades sem custos adicionais, como o Mikogo. Mesmo assim os distribuidores de software gratuito podem limitar o seu uso gratuito para fins não lucrativos ou académicos, e não comerciais.

As vantagens de um software gratuito

Este tipo de software gratuito tem as suas vantagens para os programadores do software que em vez de ganharem com lucros monetários, ganham em reconhecimento no meio e na indústria de programação, ganham em publicidade dos produtos e imagem dos programadores. Por outro lado maior parte dos programadores de software gratuito suportam a criação, distribuição e modificação do próprio software por colaboração virtual de diversos programadores ao nível mundial.

Uma das vantagens do software gratuito é que para os seus criadores originais permite uma mais fácil e barata entrada em mercados que de outra forma seria muito difícil penetrar com os seus produtos, e assim obter uma exposição aos utilizadores alvo de um produto, ou conjunto de produtos que seria muito caro utilizando os meios de marketing tradicionais.

De qualquer forma, todas as partes ficam a ganhar, você como utilizador recebe software gratuito e os programadores recebem publicidade gratuita, e quando um software é realmente bom e útil, palavra puxa palavra e o fogo se prende na internet com o nome dos programadores e do produto na lista dos mais procurados.

Categorias: Software gratuito

Deixe uma Resposta

*

Informações Adicionais

Assine o nosso blog

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias do Mikogo quando elas acontecem assinando o nosso blog.

Ou assine por e-mail:

Twitter: @Mikogo

Twitter Egg
Nos siga no Twitter!
Twitter: @Mikogo

Fãs do Mikogo no Facebook

Está gostando de fazer webconferências grátis com o Mikogo? Mostre o seu apoio se tornando um Fã do Mikogo no Facebook!