Novas tecnologias em educação virtual

Thiago – August 2, 2010

Novas technologias em educação virtualVocê já deve saber que educação virtual é um meio de ensinar conhecimentos através do acesso a ferramentas de suporte eletrônico, como por exemplo a internet. E que para escolas significa a possibilidade de professores poderem dar aulas numa sala virtual na internet, e ainda que para organizações significa a possibilidade dos seus colaboradores treino e formação sem saírem terem de sair do seu local de trabalho. Sabes ainda de como é fácil poupar dinheiro e tempo, além de dores de cabeça logísticas de organizar professores e estudantes, formadores e formandos, em horários e espaços físicos com recursos didáticos para se poder ensinar e transmitir conhecimentos. Mas você tem conhecimento das novas tecnologias que melhoram ainda mais esta experiência?

Que tal utilizar um programa para compartilhar sua tela com outro computador, como o Mikogo? A educação virtual por parte dos estudantes implica muita disciplina, pois o fato do professor, a figura de autoridade estar longe dos olhos sempre trouxe uma distância incômoda ao aprendizado, mas a educação virtual com compartilhamento de tela significa uma mudança no paradigma da educação devido a sua interatividade e possibilidade de cooperação mútua. E por parte de quem aprende significa a oportunidade de ser mais ativo na pesquisa de conhecimentos e na auto aprendizagem dos conhecimentos que lhe são apresentados já que agora a cobrança do professor é a mesma de que em uma sala de aula.

A educação virtual ao compartilhar tela também muda um pouco o papel do professor, ou formador, que tem mais o papel de apoio aos estudantes e tem como tarefa o de apontar o caminho do conhecimento e caminhar lado a lado com os seus alunos, mais do que seguir em frente e ser seguido. A educação virtual permite a que os participantes se envolvam numa partilha mútua de um objetivo que é aprender.

Mais vantagens da educação virtual

Reduzir custos para os professores e organizações de ensino, em que os conteúdos programáticos podem ser guardados e usados infinitamente. Permite uma maior flexibilidade e conveniência para quem aprende e quem ensina, de horários e partilha de conhecimentos e informações em ficheiros e afins. Há um aumento do número de pessoas que têm acesso a conhecimentos através da educação virtual. Os participantes na educação virtual também têm acesso a mais informação para além da apresentada na aula virtual, pois têm acesso pela internet a uma infinidade de conhecimentos. Os testes e avaliações são fáceis de serem feitos e reproduzidos.

Estas vantagens talvez nunca venham a substituir completamente a sala de aula física, as manhãs de chuva e os recreios com os jogos de bola para as crianças, mas vão cada vez mais crescendo e aumentando a educação virtual em cenários empresariais e de universidades, onde estas vantagens para todas as partes são muito atraentes.

Categorias: Educacao

Deixe uma Resposta

*

Informações Adicionais

Assine o nosso blog

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias do Mikogo quando elas acontecem assinando o nosso blog.

Ou assine por e-mail:

Twitter: @Mikogo

Twitter Egg
Nos siga no Twitter!
Twitter: @Mikogo

Fãs do Mikogo no Facebook

Está gostando de fazer webconferências grátis com o Mikogo? Mostre o seu apoio se tornando um Fã do Mikogo no Facebook!