Tempos de colaboração virtual

Thiago – September 8, 2010

Tempos de colaboração virtualA internet permite, além de muitas coisas, que milhares de pessoas possam partilhar os seus conhecimentos e participarem conjuntamente no desenvolvimento de projectos comuns. Nasceram assim comunidades na internet que comungando dos mesmos interesses se lançaram em colaborações virtuais. A colaboração virtual é assim um dos muitos novos aspectos do advento da internet nas nossas vidas.

Quando uma rede de colaboradores virtuais junta-se e suporta-se através da internet, por isso se diz virtual – não quer dizer que seja imaginária, a colaboração virtual é bem real. Ela hoje não só existe na elaboração de programas informáticos como se estendeu a outros níveis que passam pela colaboração virtual em empresas e nas vidas pessoais de quem a estas comunidades de colaboração virtual se juntam.

Vantagens da Colaboração Virtual

Podemos listar como vantagens da colaboração virtual as particularidades de não estar limitada pelo espaço ou tempo. Quem quer que seja, onde quer que esteja pode colaborar num projecto comum. Há imensas ferramentas que apoiam este tipo de trabalho, como softwares de reuniões online ou de compartilhamento de tela, como Mikogo. A liberdade proporcionada por estas ferramentas permite a conclusão muito mais rápida de qualquer projecto colaborativo, ideal para equipes de trabalho separadas pela distância.

Uma outra vantagem da colaboração virtual é a possibilidade de partilha de conhecimentos em diversas áreas. Considerando que a possibilidade de comunicação entre participantes num projecto não está limitada, pode-se incluir num projecto as mais diversas qualificações, em que o conhecimento entre cada colaborador não só é partilhado na procura de soluções para os problemas comuns, mas também cresce em cada participante que assim está exposto a novos conhecimentos de diversas áreas.

A colaboração virtual é assim um meio para atingir um objectivo partilhado por diversos colaboradores num projecto em que todos partilham interesses comuns, ainda que não tenham conhecimentos iguais. A palavra-chave é partilha; partilha de interesses, partilha de conhecimentos, partilha de um projecto e partilha de um espaço virtual.

Categorias: colaboracao

Deixe uma Resposta

*

Informações Adicionais

Assine o nosso blog

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias do Mikogo quando elas acontecem assinando o nosso blog.

Ou assine por e-mail:

Twitter: @Mikogo

Twitter Egg
Nos siga no Twitter!
Twitter: @Mikogo

Fãs do Mikogo no Facebook

Está gostando de fazer webconferências grátis com o Mikogo? Mostre o seu apoio se tornando um Fã do Mikogo no Facebook!