Acesso remoto
Acesso remoto é a forma pela qual um usuário de computador ou dispositivo acessa os dados de um outro usuário de computador ou dispositivo que estejam distantes fisicamente entre si, através de redes locais administradas por servidores de sistemas, ou seja, todos os dispositivos que estiverem conectados a uma rede computadores criada por vários usuários, poderão ser acessados de qualquer local, desde que estejam conectados à rede.
Quem pode se beneficiar do acesso remoto
O acesso remoto é algo extremamente eficaz para empresas, escolas, instituições do governo, pessoas físicas e outras, pois ela visa integrar todos os participantes de um projeto, de uma mesma força tarefa ou mesmo de uma estrutura administrativa, onde equipes de trabalho online compartilham informações simultaneamente de vários locais distantes da unidade de comando.
O acesso remoto é indicado em situações como lançamento de novos produtos em escala mundial, integração de operações entre empresas multinacionais pelo mundo, compartilhamento de dados entre instituições governamentais, e principalmente para reuniões virtuais, web conferencing, suporte remoto, seminario, entre outras atividades online. Como exemplo podemos citar o caso das empresas automobilísticas que no passado levavam cerca de 12 meses desde a criação de um projeto até o seu lançamento em escala mundial. Sabemos que hoje, um projeto pode ser viabilizado em menos de 3 meses. Os custos de lançamento de novos produtos caíram consideravelmente.
Vantagens do acesso remoto
O acesso remoto veio para integrar o processo de trabalho em equipe com pessoas espalhadas pelo mundo inteiro, a conexão remota vem melhorando substancialmente rotinas de trabalho, tempo gasto para a execução das tarefas, economias obtidas com telefonemas, correios e locomoções. Hoje, com o uso de web meeting, uma empresa situada em qualquer parte do mundo não precisa mais abrir um escritório físico em algum país para representá-la, pois em muitos casos, basta uma diminuta equipe de trabalho com alguns computadores para se conectarem à matriz e às subsidiárias em todo mundo em um escritorio virtual e os funcionários podem inclusive fazer o trabalho em casa.
Como o acesso remoto funciona
O mecanismo de remote access em geral envolve conexões via TCP/IP, como na internet e protocolos específicos de transmissão de dados e autenticação, via administração remota de servidores. Todos os dados ou informações são transmitidos com desktop sharing via servidores de sistemas os quais administram uma rede de computadores ou dispositivos espalhados em vários locais.
Essas conexões remotas em geral passam por serviços de autorização, como senhas e certificados digitais e os serviços são encaminhados a seus servidores na rede local.