Apresentação
Uma apresentação consiste no broadcast de dados, idéias ou informações sobre um determinado tema para várias pessoas interessadas ou envolvidas com o assunto. Toda apresentação é estruturada com uma introdução, um corpo e uma conclusão final e geralmente utiliza um programa computador.
Benefícios de uma apresentação
Toda e qualquer gestão empresarial com fins lucrativos ou não, precisa fazer sua comunicação empresarial periodicamente com dados, informações ou resultados, seja para atender treinamento empresarial, estratégias, problemas, estatísticas, inovações e etc. Para isso, existem técnicas de apresentações muito eficientes, em especial para conferências que beneficiam tanto a quem deseja transmitir alguma informação, como aqueles que desejam conhecê-las, pois toda apresentação envolve a presença de uma voz ativa representando o informante, tal como a presença “in loco” daqueles que desejam conhecê-las. Os benefícios de uma apresentação consistem também na forma estruturada e didática que um tema é transmitido simultaneamente para muitos participantes.
Situações indicadas para que se faça uma apresentação
Instituições de ensino no mundo inteiro, principalmente de educação a distância, precisam repassar todo o conhecimento relativo de uma matéria para seus alunos, negócios são obrigados a apresentar os resultados de suas atividades para os seus investidores, funcionários de empresas precisam receber treinamento de forma didática ou treinamento a distância, instituições governamentais precisam periodicamente apresentar planos e estratégias, e muitas outras situações onde a necessidade de colaboração online ou de um curso online esteja presente.
Inúmeras são as vantagens de se transmitir dados e informações via apresentações, principalmente se considerarmos que hoje contamos com alta tecnologia e equipamentos avançados para se fazer uma apresentação eficaz. Estas novas tecnologias, como webconferencia.
Como elaborar uma boa apresentação
Uma apresentação eficaz inicia-se com um bom resumo da matéria, onde uma ou duas frases introdutórias abrem o assunto. Em seguida, o corpo da apresentação deverá descrever os objetivos, a metodologia empregada e os resultados, trazendo situações e exemplos referentes ao assunto abordado. Por fim, as conclusões do que foi apresentado de uma forma sucinta. Hoje, as apresentações são elaboradas e impressas utilizando-se um software aplicativo. Através de projetores conectados a computadores, folhas impressas com o conteúdo da apresentação, são passadas uma a uma na base do projetor e projetadas numa tela para que todos os presentes possam assisti-la confortavelmente em suas poltronas e que servem como ajuda ao apresentador. Basicamente, podemos dizer que uma apresentação bem feita deverá ser elaborada como segue: Preparar uma boa síntese; Criar as transparências ou retro-transparências; Realizar a apresentação; Treinar a apresentação.