Programa para Suporte Remoto
O que é um programa para suporte remoto
Um programa para suporte remoto é um programa que permite determinado utilizador acessar remotamente o computador de outro utilizador, a partir do seu, podendo efetuar determinadas ações de comando à distância.
Os programas para suporte remoto são usados principalmente por empresas, no que toca à solução de problemas técnicos, sendo que os especialistas poderão fazer atendimento cliente e atuar à distância, com o objetivo de solucionar o problema. É também útil entre amigos, quando um deles está com alguma dúvida em relação a determinado assunto, podendo o amigo mais experiente fazer ajuda via internet utilizando desktop sharing.
Vantagens do programa para suporte remoto
O uso de um software suporte remoto torna-se bastante vantajoso. No que toca a serviços de apoio ao cliente evitam-se deslocações desnecessárias e complicadas, o apoio é mais rápido, continuando a ser da mesma forma eficiente, oferece uma maior privacidade tanto ao técnico como ao cliente, podendo manter-se a identidade anônima. Entre amigos e conhecidos é uma vantagem no que toca a poderem fazê-lo sem terem de se deslocar até casa do outro apenas para ajudar nalgum erro de instalação.
Como funciona um programa para suporte remoto
Um programa para suporte remoto funciona de uma forma muito simples. Através de um computador, um determinado utilizador acede ao computador de outro utilizador, podendo atuar de forma a solucioná-lo. Podem também fazer compartilhamento de tela, através da qual ambos os utilizadores poderão ver a tela do outro, conversar através de texto ou áudio, podendo por vezes estar adaptado também para web conferencing.
A utilização destes programas permite obterem-se resultados semelhantes ou até melhores, no caso de apoios por via telefônica, mas com vantagens acrescidas. O fato de poder existir comunicação é também importante, permitindo que o cliente exponha as suas dúvidas com um especialista. Este poderá executar determinadas ações no computador remoto, permitindo que o cliente visualize a resolução dos problemas através da tecnologia de remote desktop.
Há que distinguir programa para suporte remoto e programa para acesso remoto, em que o primeiro só pode ocorrer se estiveres os dois utilizadores, ao contrário do segundo, que funciona, geralmente, independentemente de outros utilizadores.
É importante referir que o técnico não tem permissão para todas as ações normais, sendo apenas às mais importantes que terá acesso. Esta condição permite manter a privacidade do cliente.