Reuniões virtuais
As reuniões virtuais vieram para ficar e já fazem parte do quotidiano das empresas que aderiram a este tipo de reunião online e no seu dia-a-dia experimentam as suas vantagens. Os avanços tecnológicos da Internet e ferramentas que utilizam web conferencing, abriram as portas a soluções para problemas que desgastavam a comunicação empresarial anteriormente, como por exemplo as contas com despesas de deslocação. No fundo é tudo uma questão de bom senso, qualquer pessoa lhe dirá numa breve análise que as reuniões virtuais são econômicas e convenientes e são tema recorrente em qualquer discussão sobre gestão empresarial.
Vantagens das reuniões virtuais
Há nas reuniões virtuais apenas uma desvantagem, que é a falta de contacto cara a cara, que é mais pessoal e num cenário de vendas pode ser mais vantajoso em certas ocasiões, como por exemplo na resolução de negócios com clientes importantes e fornecedores onde se pode oferecer suporte remoto gratuito, dependendo do produto. Mas na maioria dos casos da vida quotidiana de uma empresa as reuniões virtuais são o mais vantajoso, fortalecendo através do trabalho online o trabalho em equipe, e colocando nas mãos dos participantes todo um conjunto de ferramentas multimídia que os colocará como se mesmo á frente uns dos outros, e ainda possibilitar que em reuniões virtuais se tornem situações de elearning ou ainda de help desk ou suporte onde os envolvidos sempre se beneficiem de algo.
O futuro das reuniões virtuais em hologramas
videoconferencia e
audioconferencia, já colocam os participantes imersos num ambiente de sala de reuniões tão real que é como se duas pessoas que estão em tão longe estivessem sentadas na mesma sala. E por isso é que as grandes multinacionais optam pela construção de salas de reuniões virtuais nas suas empresas espalhadas pelo planeta, e a utilização de
webconferencia, assim poupando em bilhetes de aviões.
Os empresários que usam as reuniões virtuais todos os dias podem confirmar que este tipo de tecnologia é
fantástica, pode não substituir o encontro cara a cara com um cliente em momentos em que é preciso fechar um negócio, mas para tudo o resto não há nada mais eficaz e eficiente do que organizar reuniões virtuais.