Trabalho em equipe
Trabalhar em equipe é desenvolver algum projeto ou executar alguma tarefa pela simples reunião online cooperativa de duas ou mais pessoas predispostas a se comportarem de forma respeitosa, cooperativa e criativa, para que objetivos sejam alcançados. O trabalho em equipe é sempre muito mais produtivo e eficaz do que trabalhos individuais, pois a soma de qualificações e experiências é que enriquecem um trabalho em casa.
Trabalhar em equipe requer, de certa forma, comportamentos sociais aceitáveis durante reuniões virtuais e sessões de web conferencing para o melhor aproveitamento dos encontros. Além da rapidez e maior energia focadas num projeto ou tarefa, o trabalho em equipe beneficia tanto aos participantes que se reúnem como os patrocinadores do projeto, pois tais trabalhos tendem a ser muito mais ricos e consistentes. Seguindo o velho ditado de que duas cabeças pensam melhor que uma, trabalhar em equipe pode ser uma experiência muito enriquecedora e gratificante.
Situações indicadas para trabalhos em equipe
Imagine apenas uma pessoa desenvolvendo softwares e vendendo-os no mercado, seria uma tarefa nada fácil e ágil, para isso é que pessoas se unem e se reúnem em torno de grandes projetos que venham a atender milhares de clientes em potencial em uma simples meeting room. Trabalhos em equipe são necessários em toda e qualquer atividade complexa que exija qualificações diferenciadas e aplicadas a um projeto que venha atender a algum objetivo. Em situações de educação a distância e elearning também é muito interessante que as pessoas interajam, para melhorar a experiência de todos do curso online. Separados em grupos eles podem fazer trabalho online utilizando web conferencia no intuito de se comunicarem de maneira mais eficaz.
Vantagens do trabalho em equipe
Trabalhos em equipe tendem a ser mais pensados, elaborados e de melhor qualidade, pois é na união de diferentes qualificações técnicas e experiências (know how), que pessoas em torno de objetivos predeterminados concluem projetos dos mais variados possíveis, desde o desenvolvimento de um simples software suporte remoto ao projeto de um satélite. Vantagens como rapidez, agilidade, menores custos unitários e qualidade são facilmente obtidas através de trabalhos em equipe quando pessoas se reúnem em uma webconferência utilizando um programa para acesso remoto.
Todo trabalho em equipe requer de seus participantes as seguintes premissas:
- Conciliar opiniões adversas sendo paciente;
- Admitir que outros podem estar com a razão, aceitando as idéias dos participantes;
- Minimizar conflitos não criticando as idéias dos colaboradores;
- Saber compartilhar tarefas e responsabilidades;
- Compartilhar tarefas, mas trabalhar com afinco;
- Participar e ser solidário aos outros, ajudando-os sempre que possível;
- Dialogar para que soluções alcançadas sejam sempre agradáveis a todos;
- Planejar e se organizar para não se perder no projeto;
- Aceitar opiniões externas à equipe;
- Aproveite o convívio com os demais.